Quem somos

A Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados – ANFIDC é uma instituição sem fins lucrativos criada em 16 de junho de 2009 para representar os Fundos Multicedentes e Multissacados, de forma a intensificar a sua importância e o estímulo à atividade econômica no acesso ao crédito direcionado às indústrias, comércio e serviços.

A ANFIDC tem mais de 120 associados que representam mais de 75% do PL total do mercado, viabilizando o crédito para empresas que precisam de investimentos para crescer.

Ao mesmo tempo, a Associação divulga os FIDC como uma alternativa interessante para os investidores qualificados, atuando na orientação das normas para ampliar a transparência e a boa governança junto aos agentes e reguladores do mercado.

A ANFIDC trabalha constantemente na defesa de causas comuns de seus associados, oferecendo também serviços, produtos e benefícios em parceria com empresas especializadas.

Por fim, a ANFIDC representa, defende, fortalece, protege e apoia os FIDC. 

Nosso norte

Visão

Ser reconhecida junto associados, agentes e reguladores do mercado de capitais como uma associação que representa o interesse de desenvolvimento do crédito no país.

Missão

Contribuir para o desenvolvimento sustentável das empresas associadas, dedicando-se a defender e proteger seus interesses; representar o setor junto às entidades de classe; promover o conhecimento da indústria e estimular as melhores práticas

Valores

Respeito aos stakeholders. Compromisso com a excelência. Transparência e comportamento ético. Obrigação com as normas e regras do mercado

Atuação

A Associação Nacional dos Participantes em Fundos de Investimentos em Direitos Creditórios Multicedentes e Multissacados – ANFIDC é pautada para desenvolver e modernizar a indústria, incentivar a transparência e a divulgação de informações de qualidade, reforçando o compromisso com a ética, a confiabilidade do mercado dos FIDC e a segurança para o investidor.

Para tanto, a ANFIDC se propõe a:

•dar ressonância aos interesses do mercado dos FIDC e seus profissionais reforçar a importância dos FIDC e o incremento da atividade
fortalecer a imagem do setor através de um ambiente de confiança e cooperação
assessorar o setor no sentido de proporcionar maior segurança, gestão de qualidade e transparência das operações
promover as melhores práticas, a excelência e a credibilidade dos processos de negócio.


A Associação pretende intensificar sua representação a cada dia, contribuindo para ampliar os benefícios e vantagens para os investidores, gestores de fundos e para o mercado de maneira mais ampla:
Para o investidor: transparência se traduz em confiança. O investidor entende que o seu capital está sendo aplicado de maneira responsável e profissional, tem ciência de qual é o retorno esperado e quais o os riscos do negócio. Ele sabe que a transparência nas informações é crucial para a sua tomada de decisão
Para os fundos: diferencial competitivo. Os resultados transparentes o um diferencial importante para atrair a atenção do investidor e vencer a concorrência, principalmentno cenário de desconfiança econômica e política.
Para o mercado em geral: confiança é tudo. A credibilidade funciona como um círculo virtuoso que se propaga e lança luz sobre as melhores práticas do mercado e confiabilidade dos processos de negócio.
Dentro desse conceito, a ANFIDC definiu critérios que norteiam o Manual de MelhorePráticas inspirado nas orientações normativas da CVM e da Anbima –, que integra valorefundamentais e seu compromisso ético com o mercado  

Governança

Saiba quem é quem na Diretoria-Executiva da ANFIDC.

Consulte o Estatuto Social que estabelece o conjunto de regras de
organização e funcionamento da Associação.

Reuniões Bimestrais

Têm como objetivo a discuso de assuntos relacionados à indústria FIDC, auxiliando a Diretoria-Executiva da Associação

Consulte as pautas institucionais e os grupos de trabalho para a gestão 2022/2025.
O Plano tem duas frentes de atuação, que resumem nossos principais compromissos:
AGENDA REPRESENTATIVA: objetivo de representar o associado perante agentes do mercado;
AGENDA EXECUTIVA: objetivo de desenvolver iniciativas que fortaleçam o mercado. 

Linha do Tempo