Cadastre seu email, receba nosso boletim informativo e fique por dentro das novidades FIDC.
ANFIDC é uma instituição sem fins lucrativos criada em 16 de junho de 2009 para representar os Fundos Multicedentes e Multissacados, de forma a intensificar a sua importância e o estímulo à atividade econômica no acesso ao crédito direcionado às indústrias, comércio e serviços.
Os FIDC se consolidaram como o principal veículo de securitização no país. Sua estrutura versátil comporta as necessidades de empresas dos mais variados tamanhos e setores de atuação.
Por meio de parcerias com empresas especializadas a ANFIDC oferece uma série de benefícios e descontos em produtos e serviços aos seus associados.
O comunicado a seguir foi divulgado em dezembro de 2022 pela liderança da ANFIDC para seus associados
Prezado Associado,
A ANFIDC atualmente é composta por 121 associados, sendo 87% consultores de crédito, 8% agentes fiduciários e 5% prestadores de serviços.
Nosso compromisso é representar o interesse dos associados nas discussões com governo, órgãos reguladores e demais entidades privadas, além de desenvolver iniciativas que fortaleçam nosso mercado.
Com o intuito de aprimorar o canal de comunicação com vocês, passaremos a divulgar regularmente informações sobre as principais atividades da Associação.
Nesse primeiro comunicado, apresentaremos o resultado da pesquisa realizada em novembro e atualizaremos vocês sobre a evolução da Central de Risco.
Esta pesquisa servirá de base para a definição das prioridades da nossa gestão. Segue abaixo o status atual sobre o tema que recebeu o maior destaque na pesquisa.
A ANFIDC realizou reuniões com CVM e Banco Central nestas últimas semanas visando a implantação da Central de Riscos através da disponibilização das informações dos FIDCs no sistema SCR do Banco Central.
O primeiro desafio é técnico, onde se pretende organizar e padronizar as informações enviadas pelos Administradores através dos formulários 3040. Com este objetivo, CVM e BC estão programando um evento a ser realizado em março de 2023 junto às Administradoras, Gestoras e Consultores.
O segundo desafio é regulatório. A Resolução CMN 5037 permite a integração de administradores e gestores ao sistema, mas determina regras de acesso e exige a realização de aditivo ao convênio existente entre BC e CVM.
A ANFIDC ficou responsável por organizar um Grupo de Trabalho junto aos principais Administradores para apresentar sugestões ao corpo técnico do BC. Este grupo já esta formado e é constituído por dois integrantes técnicos de cada uma das seguintes administradoras: Singulare, Finaxis e Hemera.
Nossa expectativa é que o sistema esteja funcional no segundo semestre de 2023.
A Diretoria.
Qualquer dúvida, entre em contato com Solange.
solange@anfidc.com.br
Cadastre seu email, receba nosso boletim informativo e fique por dentro das novidades FIDC.